Novidade permite que as empresas ofereçam benefícios exclusivos aos consumidores..
A Volkswagen do Brasil avança em sua estratégia Way To Zero, que visa ser neutra em emissões de CO2 até 2050, e anuncia hoje (10) parceria com Bosch; Localiza; Raízen, licenciada da marca Shell; Volkswagen Financial Services e LM; União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) para o Programa Abasteça Consciente, que prevê incentivar o uso do etanol para abastecer os carros flex da marca Volkswagen com benefícios exclusivos de cada uma das empresas para os clientes.
Desde 2021, a Volkswagen do Brasil vem liderando as discussões sobre o futuro da indústria automotiva no que diz respeito à descarbonização, adotando uma abordagem que leva em consideração as fontes de energia renovável e a utilização de biocombustíveis como estratégia complementar à adoção dos veículos híbridos e elétricos.
“A nossa estratégia consiste no lançamento de carros flex, híbridos e elétricos nos próximos anos na região América Latina. Mas é importante considerar que o Brasil é praticamente um continente devido à sua extensão. Não conseguiremos eletrificar todo o País num curto espaço de tempo em função de seu tamanho, seria preciso muito investimento em infraestrutura. O etanol é a solução complementar para fontes de energia renováveis tanto para veículos a combustão convencionais (ICEs) através do incentivo à escolha de combustíveis sustentáveis, como os biocombustíveis, pelos consumidores, quanto para híbridos e elétricos, seja via reformadores (Fuel Cell) ou range extender (BEV Rex). Lembrando ainda que há possibilidade em reduzir a intensidade de carbono do etanol com processos de produção mais tecnológicos, como por exemplo o etanol de 2º geração”, explica Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.
Com este direcionamento, a Volkswagen do Brasil desenvolveu no ano passado de forma inovadora, pioneira e local a calculadora Abasteça Consciente, uma calculadora digital para mostrar qual combustível é o mais vantajoso: etanol ou gasolina. Muito além da questão financeira, a ferramenta mostra qual é a emissão de CO2 de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia “poço-à-roda”, ou seja, desde o cultivo ou a extração de recursos naturais, seu processo de produção e transporte do combustível, até sua combustão nos motores. Assim, o cliente pode olhar – ao mesmo tempo – para o bolso e para o meio ambiente.
“Chegou o momento de ampliar este escopo. Agora, o Abasteça Consciente entrará como aplicativo no VW Play e também como nova funcionalidade no app Meu VW, pelo celular. E assim, possibilitamos que empresas parceiras como Bosch; Localiza; Raízen, licenciada da marca Shell; Volkswagen Financial Services e LM; Unica se unam a nós para oferecerem benefícios adicionais que extrapolam a escolha consciente do consumidor em prol do meio ambiente e proteção climática”, enfatiza Pablo Di Si.
Hoje, a frota VW composta por carros flex fuel – tecnologia desenvolvida e lançada de forma pioneira pela Volkswagen em 2003 – chega a 96% e o interesse por parte do público em abastecer de forma mais consciente foi comprovado pelo número de simulações da calculadora Abasteça Consciente, que, em um ano, chegou a um milhão.
Benefícios Volkswagen e empresas parceiras
Além de incentivar a escolha do combustível etanol, que permite evitar a emissão de até 90% menos de CO2 na atmosfera, quando comparado à gasolina, a Volkswagen estuda oferecer descontos em produtos e serviços aos seus clientes por meio de um programa de pontos que será divulgado em breve.
Para os clientes que possuem veículos a partir de 2012 e antes do lançamento do sistema de infotainment VW Play, a Bosch pretende desenvolver uma tecnologia de veículo conectado que irá auferir os dados de quanto de CO2 deixará de ser emitido caso o cliente opte pelo etanol, em detrimento à gasolina.
A solução da Bosch atua como um “radar de CO2”, monitorando o veículo e a opção do condutor pelo uso do etanol. Isso resultará em uma estimativa sobre a quantidade de CO2 que deixa de ser emitida no meio ambiente ao utilizar este combustível. Dessa forma, o consumidor tem conhecimento sobre o impacto positivo em relação à redução de emissões de poluentes ao escolher o etanol. A tecnologia funciona por meio de sensores já existentes no veículo e de um dispositivo para coleta de dados conectado ao OBD (On Board Diagnostics). Por meio de uma rede de internet móvel, os dados são enviados à nuvem onde são processados via cloud computing, auxiliando a estimar a quantidade de CO2 evitado graças à escolha pelo etanol.
“A Bosch é a parceira tecnológica da Volkswagen nesta iniciativa que visa conscientizar o consumidor sobre o impacto positivo para o meio ambiente ao optar pelo etanol ao abastecer seu veículo, e assim contribuir para a redução de emissões de CO2. Dessa forma, unimos esforços no processo de descarbonização, que está diretamente em linha com o propósito da Bosch que é desenvolver ‘Tecnologia para a vida’ - para tornar a mobilidade mais limpa, econômica, segura e conectada”, diz Gastón Diaz Perez, CEO e Presidente da Bosch América Latina.
A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, é parceira do programa ‘Abasteça Consciente’ com o aplicativo Shell Box, que permite realizar pagamentos nos postos Shell de forma digital, rápida e segura. Utilizando o celular, o cliente pode pagar pelo abastecimento sem precisar retirar os cartões e notas da carteira ou esperar pela maquininha.
Basta realizar um cadastro simples no próprio app e escolher a forma de pagamento preferida, como cartão de crédito ou uma conta em carteira digital. O app consolida o calendário de promoções, prêmios e outras facilidades para os clientes, como o acúmulo de pontos e conchas, que podem ser trocados por descontos em abastecimentos ou brindes exclusivos. Os pagamentos com Shell Box podem ser feitos em mais de 4 mil postos Shell e mais de 500 lojas de conveniência Shell Select em todo o Brasil.
“É um orgulho participar, ao lado da Volkswagen, dessa iniciativa de descarbonização. O etanol brasileiro já é reconhecido globalmente como uma opção viável para uma economia de baixo carbono, pois é o biocombustível com menor pegada de carbono do mundo, emitindo menos gases de efeito estufa que a gasolina. E queremos incentivar os clientes da VW a abastecerem com etanol comum ou Shell V-Power Etanol utilizando o Shell Box para terem a experiência de um pagamento 100% digital e descomplicado”, afirma Antônio Cardoso, VP de Marketing & Serviços da Raízen, licenciada da marca Shell.
A Localiza vê com grande importância a descarbonização, uma vez que detém cerca de 500 mil veículos em sua frota e já está formulando um programa de benefícios para seus clientes VW.
“Na Localiza queremos avançar para uma economia de baixo carbono, portanto um dos nossos principais compromissos é contribuir no combate às mudanças climáticas. O etanol possui papel importante nessa frente, por ser renovável. No Brasil sua produção ocorre em grande escala uma vez que temos condições ambientais favoráveis, além de gerar emprego em todas as etapas de produção. Como 99% de nossa frota é bicombustível (flex), estimular o abastecimento com etanol se torna uma estratégia poderosa na redução de emissão de gases de efeito estufa e por isso alteramos as políticas internas recomendando esse combustível. Também oferecemos aos nossos clientes a opção de compensarem suas emissões, adicionando o Neutraliza em seu contrato por R$ 1,99 ao dia. Fazer parte do movimento “Abasteça Consciente” amplifica nosso propósito de construir o futuro da mobilidade sustentável, nos dando mais ferramentas para gerar consciência e engajar nossos clientes nessa jornada”, comenta Bruno Lasansky, CEO da Localiza.
A Volkswagen Financial Services e a LM fazem parte do programa e devem estruturar em breve seus programas para os clientes que fizeram a opção pelo combustível etanol.
A iniciativa conta com o apoio da Unica, associação que representa as principais unidades produtoras de etanol da região Centro-Sul do País. “A preocupação com os impactos ambientais é uma marca da Volkswagen, que vem investindo de maneira relevante em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para reduzir a pegada de carbono dos seus produtos. Basta lembrar que foi dela o primeiro veículo flex do País”, afirma o CEO da Unica, Evandro Gussi.
A Volkswagen Financial Services e a LM fazem parte do programa e devem estruturar em breve seus programas para os clientes que fizeram a opção pelo combustível etanol.
“Com o programa Abasteça Consciente, o setor privado brasileiro reforça seu compromisso com a descarbonização do transporte, optando por uma alternativa limpa, renovável e disponível no Brasil há mais de 40 anos”, completa Gussi. De acordo com dados da Unica, nas duas últimas décadas, o uso do etanol evitou que cerca de 600 milhões de toneladas de CO2eq fossem lançados na atmosfera. A título de ilustração, para atingir a mesma economia de CO2eq seria preciso plantar mais de quatro bilhões de árvores nativas nos próximos 20 anos.
O Programa Abasteça Consciente anunciado dia 10 de setembro estará disponível a todos os clientes VW em alguns meses.